quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Curiosidades da Ginastica Rítmica


  • A ginástica rítmica é, assim como o softbol, umas das poucas modalidades olímpicas em que a disputa é restrita às mulheres.
  • Na primeira competição de ginástica rítmica das Olimpíadas, em 1984, existia uma regra que proibia a atleta de deixar as alças do sutiã aparecerem. Caso isso acontecesse, elas perderiam pontos. A norma foi abolida logo nos Jogos seguintes, em 1988, em Seul, na Coréia do Sul.
  • As maiores vencedoras da história do esporte são a ucraniana Alexandra Timoshenko e a russa Alina Kabaeva. A ucraniana ganhou o ouro olímpico em 1992, em Barcelona, na Espanha, depois de um bronze em 1988, em Seul, na Coréia do Sul. Alina Kabaeva foi bronze em 2000 em Sydney, na Austrália, e ouro em 2004 em Atenas, na Grécia. A Rússia, aliás, é dona da maior hegemonia do esporte. Desde quando a competição por equipes começou a ser disputada em Olimpíadas, em 1996, nos Estados Unidos, o país subiu no lugar mais alto no pódio em 3 das 4 edições: em 2000, em Sydney, na Austrália, em 2004, em Atenas, na Grécia, e em 2008 em Pequim, na China.
  • Apesar de ter ficado apenas na oitava posição geral nas Olimpíadas de 2004, em Atenas, na Grécia, a seleção brasileira de ginástica rítmica chamou a atenção do público, que aplaudiu de pé a apresentação, no principal feito da história do esporte até hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário